A Engesa Engenharia e Saneamento Ambiental realiza os serviços de Coleta e transporte de resíduos de forma consciente e sustentável. Dentre os mais variados tipos de resíduos, a empresa se especializou em atender toda a gestão dos resíduos sólidos urbanos. Hoje, é uma das líderes no mercado em que compete.
Coleta de Resíduos Sólidos Urbanos
O que são os resíduos orgânicos?
Os resíduos orgânicos são constituídos basicamente por restos de animais ou vegetais descartados de atividades humanas. Podem ser de origem doméstica ou urbana (restos de alimentos e podas).
São materiais que, em ambientes naturais equilibrados, se degradam espontaneamente e reciclam os nutrientes nos processos da natureza. Mas quando derivados de atividades humanas, especialmente em ambientes urbanos, podem se transformar em um sério problema ambiental, pelo grande volume gerado e pelos locais inadequados em que são armazenados ou dispostos. A disposição inadequada de resíduos orgânicos gera chorume, emissão de metano na atmosfera e facilita doeças causadas pela proliferação de vetores.
O que fazer com os resíduos orgânicos?
Os resíduos orgânicos correspondem a mais de 50% do total de resíduos sólidos urbanos gerados no Brasil. Todo esse volume deve ser destinado a Aterros Sanitários Licenciados pelo órgão competente.
Coleta Seletiva de Resíduos
O que é coleta seletiva?
Coleta seletiva é a coleta diferenciada de resíduos que foram previamente separados segundo a sua constituição ou composição. Ou seja, resíduos com características similares são selecionados pelo gerador e disponibilizados para a coleta separadamente.
De acordo com a Política Nacional de Resíduos Sólidos, a implantação da coleta seletiva é obrigação dos municípios e metas referentes à coleta seletiva fazem parte do conteúdo mínimo que deve constar nos planos de gestão integrada de resíduos sólidos dos municípios.
Por que separar os resíduos sólidos urbanos?
Cada tipo de resíduo tem um processo próprio de reciclagem. Na medida em que vários tipos de resíduos sólidos são misturados, sua reciclagem se torna mais cara ou mesmo inviável, pela dificuldade de separá-los de acordo com sua constituição ou composição. O processo industrial de reciclagem de uma lata de alumínio, por exemplo, é diferente da reciclagem de uma caixa de papelão.
Como funciona a coleta seletiva?
As formas mais comuns de coleta seletiva hoje existentes no Brasil são a coleta porta-a-porta e a coleta por Pontos de Entrega (Ecopontos). A coleta porta-a-porta é realizada pelo prestador do serviço público de limpeza dos resíduos sólidos. É o tipo de coleta em que um caminhão ou outro veículo passa em frente às residências e comércios recolhendo os resíduos que foram separados pela população.
Coleta Conteinerizada ou Mecanizada
Realizada por caminhões equipados com um moderno sistema de braços na coleta de containers. Ele eleva o container despejando o lixo no compartimento compactador. Depois o container é recolocado no lugar ficando sempre a sua disposição.
Estr. Campo Novo, 213 Aberta dos Morros Porto Alegre - RS, 91751-443
08:00 às 12:00 e das 13:12 às 18:00